Os avanços do IDH sob o olhar da “gagá” da Globo”

Os avanços do IDH sob o olhar da “gagá” da Globo”Dia 30/07/2013 a comentarista de economia da Rede Globo de Televisão, Mirian Leitão, no Programa “BOM DIA BRASIL”, teve dificuldade de concluir o seu comentário no citado programa sobre os avanços no Índice de Desenvolvimento Humano, indicadores do PNUD/ONU, anunciando a Evolução do Desenvolvimento Humano nos Municípios Brasileiros no período de 1991 a 2010, tal era a sua “gagueira”, para dizer que sua mãe tinha sido uma professora mal remunerada, como aliás, são infelizmente ainda, a maioria das professoras brasileiras. A sua “gagueira” me fez “viajar” aos meus tempos de criança, quando aprendi, assistindo filmes “policiais”, que o funcionamento do equipamento denominado popularmente de “detector de mentiras”, funciona tendo como parâmetro científico a “alteração da voz”, caso o investigado minta durante o seu depoimento. Aí imaginei: Se tivesse um “detector de mentiras” ligado na citada comentarista, durante aquele seu comentário, o mesmo correria o risco de ser danificado, tamanho seria o seu trabalho de identificar as “alterações de voz”.

A manipulação durante o comentário sobre a divulgação dos dados sobre os avanços do Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios brasileiros no período de 1991 a 2010 foi algo incompreensível para qualquer pessoa um pouquinho informada. Infelizmente, para os totalmente desinformados, a ideia que poderá ter ficado é a de que os avanços no IDH deram-se graças ao governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), e que o Governo LULA de 2003 a 2010, teve uma insignificante contribuição nos avanços do IDH/PNUD/ONU, o que não condiz com a verdade, observando-se os números divulgados, senão vejamos: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal/Educação: de 1991 a 2000 subiu 0,177; de 2000 a 2010 subiu 0,181. IDHM/Longeívidade: de 1991 a 2000 subiu 0,045; de 2000 a 2010, subiu 0,047. IDHM/Renda: de 1991 a 2000 subiu 0,065; de 2000 a 2010 subiu 0,089. Para visualizar melhor as diferenças/comparações dos Governos do PSDB (1995 a 2002) e do PT (2003 a 2010), vejam os Mapas e números abaixo, divulgados pelo IPEA:

Como pode se observar, pelos dados divulgados, foi no Governo do PT/LULA, que se deu os maiores avanços no IDHM, caracterizando desta forma a “manipulação” do comentário da Mirian Leitão no Programa de Televisão acima mencionado. Os dados divulgados, quando se cruza renda, saúde e educação, os maiores avanços, não por acaso, ocorreram principalmente nas regiões norte e nordeste de nosso país, onde a incidência dessas políticas foram maiores, minimizando um pouco as históricas desigualdades sociais e regionais.

Concluo esse modesto comentário aproveitando-me de parte do comentário da Mirian Leitão, quando ela afirmou também que deve-se parte do resultado desses avanços à “democracia” ocorrida em nosso país neste período, o que concordo com a mesma, mas para também afirmar que é “anti-democrático” se utilizar de um meio de comunicação, que é uma concessão pública, para distorcer, manipular a verdade dos fatos, com objetivos, que para não correr risco de cometer qualquer leviandade, classifico-os, como nada transparentes.

DEMOCRATIZAÇÃO DE VERDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, JÁ!

Por: Pedro Armengol, secretário adjunto de Relações de Trabalho da CUT

Fonte: CUT.

Leave a Response