Brasil Banda Larga: veja como ajudar a melhorar a Internet no país

Fonte: Giordano Tronco | Foto: Divulgação
Fonte: Giordano Tronco | Foto: Divulgação

O Brasil Banda Larga é um programa desenvolvido pela Anatel para monitorar a qualidade da conexão fixa de alta velocidade no país. A iniciativa, em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações (SindiTeleBrasil), contará com a ajuda dos usuários para avaliar os serviços prestados pelas operadoras. Um estudo recente da empresa Pando Networks revelou que o Brasil ocupa o 163º lugar no quesito velocidade de conexão, atrás de países como Angola e Etiópia.

A EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga – foi criada para garantir que as operadoras de Internet cumpram as diretrizes da Resolução da Anatel nº 574, que estabelece indicadores mínimos de qualidade de conexão. De acordo com a norma, as prestadoras devem divulgar os resultados obtidos nos testes de qualidade mensalmente em seus sites, bem como as metas mínimas estabelecidas por lei.

Para fazer a coleta dos dados, a EAQ oferece aos usuários das operadoras avaliadas a possibilidade de se voluntariar para receber um Whitebox, que fará o monitoramento da conexão. O aparelho deverá ser plugado ao modem para enviar os resultados à entidade, que poderá aferir se as operadoras cumprem as metas estabelecidas.

As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas no site do Brasil Banda Larga. Os requisitos para a participação no programa são os seguintes:

– Possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Telefônica/Data, CTBC, Ajato, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom;

– Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga;

– Ter uma tomada adicional próxima ao roteador ou onde pretenda ligar o equipamento. Será fornecido também um cabo de um metro para a conexão;

– Não ser funcionário das prestadoras monitoradas

No site da EAQ, é possível também fazer um teste online da qualidade da sua Internet. Basta acessar a página e seguir as instruções para saber se a sua velocidade de acesso corresponde ao plano de conexão contratado.

mapamundi (Foto: mapamundi)

Leave a Response