CUT realiza ato de solidariedade aos trabalhadores europeus no dia 14

Fonte: Contraf-CUT com CUT | Foto: Divulgação
Fonte: Contraf-CUT com CUT | Foto: Divulgação

A CUT realizará em conjunto com as outras centrais brasileiras um ato na próxima quarta-feira, dia 14, às 11 horas, em frente ao Consulado da Espanha, na Avenida Brasil nº 948, em São Paulo.

A manifestação será em solidariedade à triste situação que as trabalhadoras e os trabalhadores europeus estão enfrentando diante da crise, em especial a Grécia, Portugal e Espanha.
Para o dia 14 foi convocada uma greve geral nesses três países. Na Itália e em vários outros países europeus estão previstas diversas atividades de solidariedade.
As políticas de austeridade tem sido devastadoras para a classe trabalhadora dessa região. Hoje na Espanha 13 milhões de pessoas, cerca de 27% da população, vivem abaixo da linha de pobreza.
A Grécia vive níveis de recessão semelhantes aos de tempos de guerra com 1,15 milhão de gregos desempregados, desemprego juvenil de cerca de 54,9%, além de 30% da população estar abaixo da linha de pobreza.
Portugal ultrapassa os 15% de desempregados e o governo pretende aumentar o tempo de trabalho (gratuitamente), com cortes nos salários e nos subsídios de férias e de Natal, desregulamentar os horários de trabalho e introduzir o banco de horas e novas formas de adaptabilidade para fomentar o agravamento do desemprego e da precariedade dos vínculos laborais.
As consequências para os trabalhadores e trabalhadoras portugueses e as suas famílias são brutais: empobrecimento generalizado; regressão drástica das condições de vida dos portugueses; perda da qualidade e da esperança média de vida.

Leave a Response