São Paulo tem sua primeira ponte com ciclovia

A ciclovia foi instalada na Ponte da Casa Verde. Foto :Fernando Stankuns/Flickr
A ciclovia foi instalada na Ponte da Casa Verde.
Foto :Fernando Stankuns/Flickr

A cidade de São Paulo acaba de ter a sua primeira ponte com ciclovia. A estrutura, construída na ponte da Casa Verde, foi entregue pela prefeitura na última terça-feira (4) e serviu para que o município superasse os 106 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas.

As pontes são alguns dos pontos mais críticos para ciclistas e pedestres nas grandes cidades. Por serem planejadas visando o uso automotivo, dificilmente elas possuem o espaço adequado para a locomoção com segurança, seja de quem está a pé, ou em uma bicicleta.

Assim sendo, quando a prefeitura de São Paulo anunciou a implantação de 400 km de novas ciclovias na cidade, também entrou no projeto a adequação das pontes para tornar o deslocamento nessas vias menos perigoso. No último mês, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou que 12 das 28 pontes da marginal Tietê e Pinheiros ganharão ciclopassarelas.

O percurso recém-inaugurado tem 600 metros e faz a conexão entre a Ponte da Casa Verde com a ciclovia Braz Leme, na zona norte da capital. Durante a entrega da estrutura o secretário de Transportes, Jilmar Tatto aproveitou para informar que a ponta das Bandeiras e a Júlio de Mesquita Neto serão as próximas a receberem ciclovias e que as obras já estão em andamento.

 


Foto: Elisa Rodrigues/Divulgação CET

A calçada da ponte da Casa Verde possui quatro metros de largura, dos quais metade foi transformada em ciclovia e a outra parte em via exclusiva para pedestres.

Redação CicloVivo

Fonte: CicloVivo

Leave a Response