Águas Lindas receberá Carreta da Mulher na próxima semana

Foto: Renato Araújo/SES-DF
Foto: Renato Araújo/SES-DF

Acordo assinado com município permitirá que veículo permaneça na cidade goiana durante 30 dias

BRASÍLIA (15/8/14) – A Carreta da Mulher começará a atender, pela primeira vez, a partir desta segunda-feira (18), as mulheres de Águas Lindas. A unidade permanecerá no local durante 30 dias, ou seja, até 19 de setembro. A medida foi possibilitada após um acordo assinado na quarta-feira (14) entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a prefeitura do município.

 

O secretário de Saúde do DF, Elias Miziara, destacou que a visita da carreta ajudará a regular a visita de pacientes do município goiano à rede pública da capital federal. “Estamos em um bom caminho. Quando há regulação, o sistema funciona melhor e sem ser sobrecarregado”, destacou.

 

Para o prefeito de Águas Lindas, Osmarildo Alves de Sousa, a carreta representa um grande ganho para a cidade, porque possibilitará a realização de exames não disponíveis facilmente na região. “Estamos aguardando ansiosos por essa data. Ficamos muito gratos”, disse.

 

SERVIÇO – A Carreta da Mulher possui dois consultórios e equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos, que realizam exames para a prevenção e diagnóstico de doenças femininas. A capacidade diária da unidade móvel é de 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).

 

Para as mamografias e ecografias é necessária a apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 50 anos e para as ecografias gestacionais, que podem ser requisitadas por enfermeiro.

 

No caso do Papanicolau, não há a necessidade de requisição médica, e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual, preferencialmente aquelas entre 25 e 64 anos. As moradoras devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

 

Os exames e consultas acontecerão diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As senhas são distribuídas às 7h, e a prioridade é para as pacientes que já têm consulta previamente agendada na central de regulação da Secretaria de Saúde de Águas Lindas, que fica na marginal da BR-070, ao lado do Hospital Bom Jesus. Além do atendimento agendado, as vagas remanescentes serão preenchidas por demanda espontânea no local.

 

A unidade ficará estacionada ao lado do Centro de Convivência do Idoso, que fica na entrada da Avenida JK, Jardim Brasília, Águas Lindas – GO.

 

(A.S/J.S*)

Da Secretaria de Saúde

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response