Aplicativo Visite Brasília recebe Prêmio InovaCidade

5252e87e2452ceec774db8b355885470_XS
Foto: Divulgação

Colaborativo, o projeto traz informações que ajudam visitantes da capital federal

BRASÍLIA (11/9/14) – O Governo do Distrito Federal recebeu o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business, pela criação do aplicativo público Visite Brasília. A premiação destina-se a projetos inovadores de organizações e iniciativas que contribuam com o planejamento urbano e a qualidade de vida para a construção de cidades inteligentes e sustentáveis.

 

A cerimônia, realizada na Federação do Comércio de São Paulo, reuniu um seleto comitê julgador, entre eles o cartunista Maurício de Souza, membro da Academia Paulista de Letras, para avaliar projetos de todo o Brasil. O prêmio é dividido em 15 categorias. O aplicativo do GDF, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), foi contemplando na categoria Tecnologia da Informação.

 

“Um dos diferenciais do Visita Brasília é o fato de ser colaborativo, ou seja, os dados são abertos e disponíveis e isso permite ao usuário contribuir com novas informações”, explicou a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação da pasta, Renata Galdino, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

 

Para ela, “a premiação demonstra o alinhamento que há entre o propósito e a tendência, e é o que ocorre no trabalho dos aplicativos móveis do GDF, que estão alinhados às cidades inteligentes”.

 

VÁRIAS INFORMAÇÕES- O aplicativo móvel Visite Brasília contém, em um único local, informações sobre segurança, saúde, pontos turísticos, entre outros, que servem de apoio ao visitante. As informações são mapeadas de acordo com a localização do usuário para posterior indicação de sua proximidade com o serviço que atenderá a sua necessidade. Ao usar o aplicativo é possível, por exemplo, saber a localização de uma unidade de saúde e, com a ajuda do GPS do aparelho móvel, traçar a melhor rota.

 

O aplicativo, lançado na comemoração do aniversário de 54 anos de Brasília, com o nome de projeto e-Visitante, passou a ser denominado Visite Brasília e se encontra disponível em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. Para baixá-lo gratuitamente, basta visitar as lojas on-line da Apple ou Google Play.

 

(A.F/J.S*)

Da Redação, com informações da Secretaria de Planejamento

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response