Cartilha orienta turistas sobre cuidados com a saúde durante a Copa

Foto: Mariana Raphael
Foto: Mariana Raphael

Com tiragem de 600 mil exemplares, em três idiomas, material será distribuído gratuitamente

BRASÍLIA (10/6/14) – Turistas que estiverem na capital federal a partir desta terça-feira (10) receberão uma cartilha, elaborada pela Secretaria de Saúde, com dicas e orientações sobre o acesso a unidades de emergência e sobre os procedimentos para manter o bem-estar durante a Copa do Mundo, período de seca em Brasília.

 

“Nesses grandes eventos, está comprovada a importância de se orientar quem está chegando e não conhece a estrutura da cidade. Essa cartilha é essencial para que a pessoa saiba, imediatamente, que serviço procurar”, explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha.

 

O lançamento do material foi feito na tarde de hoje, durante coletiva de imprensa, evento que marcou o início da entrega dos 600 mil exemplares, sendo 200 mil em português, 200 mil em inglês e a mesma quantidade no idioma espanhol.

 

Com linguagem simplificada e didática, o material tem dobraduras e é compacto, formato que permite que o turista o carregue facilmente durante os deslocamentos na cidade.

 

O material será entregue até o fim da Copa do Mundo ou enquanto houver exemplares, no Aeroporto, Rodoviária Interestadual, pontos turísticos, Fan Fest, hotéis e restaurantes da cidade. Para essa distribuição, a Secretaria de Saúde contará com a parceria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

 

Entre os assuntos abordados na publicação, que conta com ilustrações, está a explicação de como chegar às diversas unidade de saúde do DF – sejam hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento ou postos de saúde – ou de como receber atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Também apresenta informações básicas sobre os procedimentos em determinadas situações, divulga os telefones úteis da capital e dá dicas para os turistas não sofrerem com o tempo seco da capital, além da prevenção de doenças.

 

(F.M/J.S*)

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response