Divulgado resultado da licitação do Programa Cidades Digitais, lançado pelo Ministério das Comunicações

Divulgado resultado da licitação do Programa Cidades Digitais, lançado pelo Ministério das Comunicações

A cidade Estrutural foi a única cidade do Centro-Oeste a ter a proposta aceita, além disso, será a primeira no Brasil a receber o investimento.

A cidade Estrutural está a poucos dias de ter uma rede de fibra ótica de alta qualidade fazendo parte de sua infra-estrutura. O Ministério das Comunicações concluiu o processo de licitação para aquisição e implantação dos recursos nas cidades selecionadas e a Estrutural ficou no lote E, onde a vencedora foi a empresa PETCOM – Eletrônica e Comunicações. Os estudos para implantação da rede começaram no último dia (19) e deve se estender até meados de fevereiro. Os técnicos avaliarão a estrutura existente e os materiais necessários para instalação da rede de fibra ótica. A rede será de última geração e terá uma vasta aplicação. Ela poderá, caso a polícia decida implantar um serviço de vídeo-monitoramento, ser utilizada. Além disso, a internet banda larga será uma das mais velozes do país.

A proposta inicial sofreu algumas alterações importantes, devido as peculiaridades encontradas na cidade e serão contemplados 12 pontos de acesso público, 5.600 metros de fibra ótica, 02 pontos de acesso público e infraestrutura necessária. Nos pontos de acesso público as instituições participantes do projeto receberão acesso à banda larga e internet de alta velocidade, enquanto que nos pontos de acesso público serão disponibilizados para os moradores internet sem fio também de alta velocidade.

Com o objetivo de incluir digitalmente a população da cidade e aumentar significativamente o acesso à internet local, o projeto será o primeiro a ser implantado no Brasil. Toda a fase de testes e ajustes ocorrerá primeiro na cidade e depois repassadas aos demais municípios do país. “A cidade Estrutural merecia esse presente de Natal. Ter sido contemplada pelo Ministério das Comunicações e ainda ser a primeira a receber o projeto será um grande orgulho para a cidade”, afirma Socorro Torquato, Administradora Regional.

A assinatura do Termo de Cooperação entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Distrito Federal será realizada no mês de janeiro.

 

Fonte: http://www.scia.df.gov.br

Leave a Response