Doação de leite materno é tema de encontro em Samambaia

Foto: André Borges / Arquivo
Foto: André Borges / Arquivo

Evento faz parte das atividades da Semana Distrital de Doação de Leite Materno

 BRASÍLIA (26/5/14) – Mães parturientes internadas na maternidade do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e doadoras de leite materno da região se reúnem, nesta segunda-feira (26), para comemorar a Semana Distrital de Doação de Leite Materno, realizada anualmente.

 

O evento, que acontece na própria unidade de saúde, terá palestras que incentivam a doação de leite materno e que alertam sobre a importância da amamentação, além de um café da manhã e a entrega de brindes.

 

“O estímulo à doação de leito humano deve ser contínuo por ser um ato de amor e solidariedade em prol daquelas mães que não podem amamentar e, ao mesmo tempo, significa doar saúde e vida àquelas crianças privadas de receberem de sua mãe esse alimento”, lembrou a coordenadora-geral de Saúde, de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.

 

DOAÇÃO – O posto de coleta do HRSam recolhe, mensalmente, uma média de 42 litros de leite doados e, atualmente, conta com um cadastro ativo de 40 doadoras.

 

As mães que tiverem interesse em fazer doação tanto de leite materno quanto de vidros com tampa plástica podem entrar em contato direto com o serviço. Equipes do Corpo de Bombeiros vão até a residência da pessoa e fornecem frascos de vidro já esterilizados, toucas e máscaras, além de todas as orientações para uma coleta adequada.

 

O serviço presta assistência sobre aleitamento materno, inclusive orientações àquelas que estão com dificuldades em amamentar, que apresentem mamilos feridos ou mamas muito cheias, bem como a forma correta de amamentar o bebê.

 

Para informações, orientações e doações, o interessado deve entrar em contato com o posto de coleta do HRSam pelos telefones 3458-9811 ou pelo 160, opção 4.

 

(F.M./M.D*)

Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response