Reestruturação no BB: veja aqui posicionamento e orientações do Sindicato de Brasília

O BB anunciou neste domingo (20), em comunicado à imprensa e ao mercado, processo de reestruturação contendo uma série de medidas que irão reduzir o quadro de pessoal da empresa, via plano de aposentadoria incentivada, e o número de agências, além de extinguir diversos cargos.

Desde a divulgação unilateral das medidas, a diretoria do Sindicato buscou todas as informações necessárias, além de realizar reunião extraordinária nesta segunda-feira (21) para tratar exclusivamente do assunto.

Também divulgou nota à imprensa, expondo o seu posicionamento acerca dos desdobramentos das medidas, que vão prejudicar sobremaneira a população.

A reestruturação vai, numa frente, atingir até 18 mil funcionários por meio de um plano de aposentadoria incentivada, o PEAI. Fazem parte aqueles que estejam aposentados pelo INSS ou tenham condições de se aposentar em 31 de dezembro de 2016. Também aqueles com direito a aposentar antecipadamente pelo plano de previdência complementar, também até a data de 31 de dezembro deste ano, incluídos os oriundos de bancos incorporados. O programa pagará indenizações que variam de 12 a 15 salários.

As medidas anunciadas deixam sem dotação milhares de trabalhadores, outro ponto que o Sindicato critica veementemente, além de precarizar as condições de trabalho das dependências, que realizarão o mesmo serviço com número reduzido de bancários.

Em outra frente, haverá reestruturação nas funções da empresa visando, segundo a instituição, adequar uma parcela dos cargos comissionados à jornada de 6 horas. Pelo comunicado do banco, as funções em unidades que haviam ficado de fora do plano de 2013 agora são contempladas.

Diante desse cenário, a Comissão de Empresa solicitou reunião com o BB para discutir todos os pontos das medidas anunciadas. O encontro está marcado para esta terça-feira (22), a partir das 10h, em Brasília.

Plenária dia 29

E no próximo dia 29 o Sindicato fará uma plenária para debater a reestruturação, PEAI, CCV, jornada de 6 horas, entre outros assuntos relacionados. O evento vai contar com a assessoria jurídica do Sindicato e a presença da Comissão de Empresa dos Funcionários. Será na sede do Sindicato (EQS 314/315), às 19h, e é aberta a todos os bancários.

Renato Alves
Do Seeb Brasília

Leave a Response