Semana de Educação para a Vida contará com Secretaria da Mulher

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Servidores darão palestras e apresentarão o Jogo da Mulher nas escolas da rede pública

BRASÍLIA (12/5/14) – A Secretaria d Mulher participará da Semana de Educação para a Vida, promovida pela Secretaria de Educação. O evento, anual, começa nesta segunda-feira (12) e vai até a sexta (16), nas escolas da rede pública do DF. O objetivo é discutir temas de interesse da comunidade escolar, como educação não sexista e direitos da mulher.

 

“A participação da Secretaria da Mulher neste evento demonstra a importância da educação para a mudança, para a adoção de uma nova cultura, baseada em relações livres de preconceito, machismo e sexismo. Vamos oferecer uma noção de respeito e valorização da diversidade, que conduza ao respeito aos direitos humanos”, explicou Valesca Leão, secretária da Mulher.

 

A secretaria participará pela primeira vez da programação, por meio do “GDF Fazendo Gênero na Escola”. Esse projeto desenvolve atividades com o objetivo de eliminar conteúdos sexistas e discriminatórios e promover a inserção dos direitos da mulher nos currículos escolares. Além disso, busca reforçar o papel do Estado, da escola e da sociedade na construção de uma cultura de equidade de gênero.

 

Técnicos da pasta darão palestras nas escolas (veja programação abaixo) sobre gravidez na adolescência e alertarão para os cuidados com o corpo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), vacinação contra o HPV e gravidez indesejada, entre outros temas.

 

Eles apresentarão, também, o “Jogo da Mulher”, ferramenta lúdico-didática baseada no tradicional “trunfo”. Nele, os participantes disputam, entre si, cartas de baralho com figuras de mulheres de todas as etnias e características físicas, que retratam o perfil multifacetado da mulher brasileira.

 

Cada carta traz ainda informações sobre os direitos femininos previstos na Constituição, na Lei Maria da Penha e na Lei Orgânica do DF, como a importância de denunciar agressões, o direito à vida, à segurança, à saúde, à Justiça, à educação, à liberdade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, entre outros.

 

SERVIÇO:

Programação do GDF Fazendo Gênero nas Escolas durante a Semana de Educação:

 

Segunda-feira (12)

Das 14h30 às 17h – Centro de Ensino Médio nº 111 – Recanto das Emas

 

Terça-feira (13)

Das 9h às 11h – Centro de Ensino Especial de Planaltina

Das 14h30 às 17h – Centro de Educação Infantil nº 416 – Santa Maria

 

Quarta-feira (14)

Das 8h30 às 12h – Centro Educacional nº 104 – Recanto das Emas

Das 14h às 17h – Centro de Ensino Fundamental nº 12 – Ceilândia

 

Sexta-feira (16)

Das 9h às 11h – Escola Paroquial de Planaltina

 

(C.C.*)

Da Secretaria da Mulher

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response