Servidoras da Saúde estimulam o hábito da leitura em Samambaia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projetos reúnem diversas obras, entre científicas e literárias, no ambiente hospitalar

 BRASÍLIA (30/7/14) – O desenvolvimento pessoal pelo hábito da leitura e o bem-estar proporcionado por essa prática foram pontos que motivaram duas servidoras do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) a implantarem, em suas respectivas alas de trabalho, uma área de literaturas de diversos gêneros.

 

Um dos projetos funciona no Centro Obstétrico, e o espaço tem quase 200 livros, a maioria proveniente de doações. A responsável pela iniciativa é a técnica de enfermagem Edlaine Ferreira Aguiar.

 

“Essa ideia surgiu a partir de uma conversa com a neonatologista sobre o que fazíamos com os livros que tínhamos em casa. Sempre gostei muito de ler e acredito ser muito importante ter esse acesso à leitura”, explicou Edlaine.

 

Por ser um local restrito, o empréstimo dos livros é destinado aos servidores do Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Todos os exemplares possuem uma ficha de controle e conta com uma equipe responsável pelo empréstimo.

 

“Este ano presenteamos com um livro o servidor que mais fez empréstimos no ano passado. Sinto-me realizada compartilhando a leitura e, principalmente, em ver o pessoal animado”, orgulhou-se Edlaine.

 

Outro projeto, conhecido como “Cantinho da Leitura”, foi idealizado pela bibliotecária Nize Marinho Ramos, que é responsável também pela Biblioteca Setorial do hospital. O espaço fica no 3º andar do prédio anexo do HRSam.

 

“Ainda é um cantinho pequeno, mas que já contempla vários itens como obras da literatura clássica, de referência, romances, poesias, literatura infanto-juvenil, jornais, revistas, entre outros”, destacou Nize, ao lembrar que a finalidade do cantinho é incentivar servidores e também os pacientes que são atendidos no andar a terem o hábito da leitura.

 

BIBLIOTECA SETORIAL – Além da iniciativa dessas profissionais, o HRSam conta com uma Biblioteca Setorial, que faz parte da Rede de Bibliotecas Setoriais da Secretaria de Saúde. É uma unidade especializada, que tem como política de formação do acervo o atendimento dos eixos de conhecimento do hospital, que são ginecologia, cardiologia, dermatologia, cirurgia geral, clínica médica e nutrição, entre outros.

 

O acervo é direcionado aos alunos e docentes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), internos, pesquisadores, preceptores, residentes, dirigentes e servidores da Secretaria de Saúde.

 

(M.D.*)

Da Secretaria de Saúde

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response