ANA abre mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos a distância sobre água

Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. Foto :Bykst/Pixabay
Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações.
Foto :Bykst/Pixabay

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 5.200 vagas em cinco cursos diferentes, todos eles gratuitos e a distância. Os temas são dos mais diversos e abordam desde a Sala de Situação, centro de monitoramento de cheias e secas, até a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.

Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Para o curso Sala de Situação: Fique por Dentro, serão disponibilizadas quatro turmas nos períodos de: 12 de agosto a 17 de agosto, 18 a 24 de agosto, 25 a 31 de agosto e 1º a 7 de setembro. Os alunos receberão e-mail informando em qual turma foram incluídos. Este curso tem quatro horas de duração e é voltado para qualquer interessado no tema. A capacitação ensina os objetivos, o funcionamento e a importância da Sala de Situação da ANA, que realiza o monitoramento de eventos críticos, como cheias e secas.

A novidade desta vez é o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional. Neste caso, também serão oferecidas quatro turmas nas mesmas datas da capacitação sobre a Sala de Situação.

Os demais três cursos terão turma única e acontecerão de 18 de agosto a 7 de setembro. Com carga de 40 horas, o curso Caminho das Águas visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos. Também voltado para a sociedade em geral, a capacitação Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas tem dez horas de duração.

O curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentivar a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

As inscrições podem ser realizadas na página de cursos a distância da ANA, confira aqui. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Fonte: Ciclo Vivo

Leave a Response