Concurso elege a receita de morango mais gostosa do DF

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Premiação será entregue neste domingo (31), em Brazlândia, na programação da festa mais tradicional da cidade

BRASÍLIA (28/8/14) – Tapioca com recheio de cream cheese e morango. Deu água na boca? Essa é uma das 12 receitas que concorrem ao 10º Concurso de Receitas do Morango e que estarão disponíveis para degustação neste domingo (31), durante a Festa do Morango, em Brazlândia. Na mesma data, a partir das 14h30, será conhecido o vencedor do concurso.

 

“Não sei se vamos ganhar. O prato é simples, mas pelo menos os jurados elogiaram bastante. Isso me deixou feliz”, contou uma das participantes do concurso, a agricultora Edilma Vieira, 42 anos, que teve a ajuda da irmã Terezinha Vieira e da amiga Fátima na elaboração do prato.

 

Desde a edição do ano passado, as receitas são desenvolvidas em grupo. Neste ano, 12 equipes se inscreveram, cada uma com três integrantes. Todos os pratos foram avaliados por alunos de gastronomia e nutrição de uma universidade particular de Brasília, entre os dias 11 e 15 deste mês. A iniciativa da Emater-DF objetiva estimular o uso do morango na culinária.

 

“O concurso e a degustação servem para mostrar a potencialidade cultural da produção do morango, e não apenas a econômica”, observou o gerente da Emater de Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves. Para ele, o evento também serve para mostrar que as mulheres produtoras rurais podem fazer outras coisas no campo. E Edilma concorda: “Acho bom por que a gente fica só trabalhando em casa. Com o concurso, a gente mostra para as pessoas o que sabemos fazer”.

 

Mas não são somente as mulheres que vão para a cozinha. Os homens também colocam a mão na massa. O produtor rural Gilberto Primo Cardoso, 51 anos, participa do concurso pela sexta vez e já esteve entre os premiados nas edições anteriores. Desta vez, a receita concorrente é a panqueca de morango. “Os jurados parecem ter gostado do formato e do recheio. Vamos esperar”, detalhou, ansioso. Participam com ele Marileuza Rodrigues e Francineide Santos.

 

PREMIAÇÃO- A premiação, em dinheiro, é dada aos cinco primeiros lugares. A Emater-DF ainda não definiu o valor do prêmio, mas deve ficar em torno de R$ 800 para o primeiro lugar, como no ano passado, segundo a gerência da empresa de Brazlândia. As demais participantes ganham brindes que podem ser utilizados na culinária. A entrega dos prêmios será na Arcag, local onde acontece a Festa do Morango.

Alline Farias, da Agência Brasília

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response