Curso capacitará servidores para lidar com violência contra crianças

Foto: Pedro Ventura / Arquivo
Foto: Pedro Ventura / Arquivo

Inscrições estão abertas até 8 de agosto; objetivo é orientar professores e conselheiros tutelares

BRASÍLIA (28/7/14) – O Distrito Federal terá profissionais capacitados para identificar, prevenir e intervir nos casos de violência sexual contra o público infanto-juvenil. Começará, no dia 15 de agosto, a segunda edição do “Curso de Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. As inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto pelo endereço eletrônicocursoviolenciasexual@gmail.com.

 

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Criança em parceria com a Educação para capacitar servidores das secretarias da Educação (carreiras magistério público, assistência à educação e conselhos escolares), da Criança e conselheiros tutelares a atuarem na prevenção e também na intervenção em casos de suspeita ou de confirmação de ocorrência de violência sexual contra crianças e adolescentes.

 

O curso ocorrerá entre 15 de agosto e 19 de setembro deste ano, com carga horária total de 40 horas. Um dos objetivos é estreitar a relação dos profissionais da educação e da assistência social com os demais agentes operadores do direito da infância.

 

Também serão esclarecidos os conceitos teóricos sobre abuso e exploração sexual e as principais características das crianças e adolescentes vítimas dessas violações, bem como a compreensão do funcionamento da rede de proteção de crianças e de adolescentes em situação de violência sexual no Distrito Federal.

 

Na aula inaugural, haverá um momento para contextualização da temática e os demais encontros tratarão da compreensão da Rede de Proteção do DF. O ciclo de palestras será realizado em encontros semanais, sempre às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30.

 

SERVIÇO:

Curso de Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Período do Curso

De 15 de agosto a 19 de setembro de 2014

Vagas: 50

 

Público-Alvo:

O curso será oferecido aos profissionais da Secretaria de Educação (carreiras Magistério Público, Assistência à Educação e Conselhos Escolares), servidores da Secretaria de Criança, Conselheiros Tutelares e demais profissionais, a critério da coordenação do curso e sujeito à disponibilidade de vagas.

 

Inscrições e informações:

1) Profissionais da Secretaria de Educação devem se inscrever pelo site da EAPE: www.eape.se.df.gov.br

 

2) Profissionais da SECriança, Conselheiros Tutelares e demais profissionais interessados devem encaminhar e-mail para cursoviolenciasexual@gmail.com com os seguintes dados COMPLETOS:

 

· Nome completo sem abreviaturas;

· Data de Nascimento;

· CPF;

· E-mail;

· Matrícula;

· Data de admissão;

· Telefone para contato;

· Local de trabalho;

· Telefone de trabalho.

 

Atenção: inscrições abertas de 25 de julho a 8 de agosto.

 

Obs.: A efetivação da inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas.

 

(J.P/J.S*)

Da Redação, com informações da Secretaria da Criança

Fonte: GDF.GOV

Leave a Response