Dilma: Enem abre cinco oportunidades de estudo para os jovens

Enem amplia acesso de estudantes a ensino público. -FASEPA.PA.GOV.BR / REPRODUÇÃO
Enem amplia acesso de estudantes a ensino público. -FASEPA.PA.GOV.BR / REPRODUÇÃO

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece cinco oportunidades de estudo para os jovens. Além de ser o critério de seleção usado por universidades públicas e institutos federais de educação que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem vale para o estudante ter acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, além de buscar uma vaga nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec).

“Com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, disse Dilma, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

Ela informou que no Sisu, em janeiro, foram reservadas 25% das vagas de acordo com a Lei de Cotas. “Neste Enem, que está aberto agora e vai valer para 2015, 37,5% das vagas oferecidas pelo Sisu serão destinadas aos estudantes das escolas públicas. Será respeitada ainda a proporção de pretos, pardos e indígenas do estado em que fica a universidade ou instituto de ensino superior. Metade dessas vagas é reservada para estudantes de famílias com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa.”

Segundo a presidenta, o ProUni já concedeu 1,4 milhão de bolsas integrais ou parciais para estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade de uma universidade particular e cerca de 1,5 milhão de estudantes contrataram o Fies para financiar as mensalidades do curso superior em uma universidade privada.

Dilma ressaltou que mais de 62,5 mil bolsas já foram concedidas pelo Ciência sem Fronteiras. “Até o final do ano, serão mais duas seleções: uma em setembro e outra até o final de dezembro. Com isso, nós chegaremos a 101 mil estudantes fazendo Ciência sem Fronteiras nas melhores faculdades do mundo.”

Os interessados podem se candidatar ao Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23. Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio

Fonte>: Rede Brasil Atual

Leave a Response