Plano Nacional de Educação poderá ser votado nesta quarta, 9

Imagem da Internet
Imagem da Internet

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) reúne-se nesta quarta-feira, dia 9, às 13h, para votar o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).

Nessa terça-feira (8), os deputados discutiram o texto por mais de quatro horas. Ao final dos debates, o relator informou que vai apresentar uma complementação de voto tendo como base os destaques apresentados pelos parlamentares.

Apesar de não antecipar quais serão as mudanças, Angelo Vanhoni explicou que o voto complementar vai buscar o consenso em relação a alguns aspectos apresentados na discussão e nos destaques.

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é a destinação dos recursos para a Educação. Em tramitação no Senado, o projeto que aborda o PNE sofreu alteração e abriu possibilidade para destinar recursos também para a Educação privada. “Verba pública tem que ser para educação pública. O empresariado que cuide da Educação privada”, avalia o secretário de Formação da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, que é professor da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O PNE define metas para o ensino nos próximos dez anos. Um dos objetivos é aumentar a escolaridade dos brasileiros. O projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados em 2012, voltou para exame na Câmara porque foi modificado pelos senadores.

Fonte: Câmara dos Deputados, com CUT Brasília

Leave a Response