6 aplicativos que ajudam a escapar do trânsito

A tecnologia está a favor de quem busca alternativas para se livrar das vias congestionadas. Foto :Ze Carlos Barretta/Flickr
A tecnologia está a favor de quem busca alternativas para se livrar das vias congestionadas.
Foto :Ze Carlos Barretta/Flickr

O trânsito das grandes capitais já se tornou um problema tão corriqueiro, que muitas pessoas, simplesmente, respiram fundo e aguardam pacientemente. Se por um lado é preciso manter a calma, por outro é possível buscar alternativas para melhorar a situação. Para ajudar nessa tarefa, já há diversos aplicativos que auxiliam no deslocamento. Veja alguns exemplos abaixo:

– Moovit

 

O app informa horários de ônibus para cada ponto, além de mostrar rotas de metrô, trem e ônibus. A plataforma também permite que os usuários alimentem a rede com informações sobre atrasos e lotação, de forma que outras pessoas podem receber alertas pelo celular.

 

– Buus

Ferramenta colaborativa que informa a localização e as condições de embarque do transporte coletivo. Através dos GPS nos ônibus da cidade, o aplicativo detecta onde eles estão e assim é possível mensurar em quanto tempo ele chegará. Por enquanto, app está disponível apenas no Rio deJaneiro

 

– Waze

É uma espécie de rede social com GPS que permite a troca de informações, em tempo real, sobre congestionamentos, acidentes e blitz policial. Ele funciona em qualquer cidade onde existam usuários com o aplicativo.

 

 

– Trânsito SP 2.0

Elaborado com informações da CET, Metrô e ViaQuarto, o app mostra o trânsito nas áreas monitoradas por região, apresenta porcentagens dos congestionamentos em relação ao total de vias, além de permitir a consulta por corredores e eixos. Também mostra em tempo real as ocorrências, como acidentes.

 

– Olho na Estrada

Aplicativo que mostra imagens das concessionárias das estradas nos estados de São Paulo e Paraná. É ideal para quem quer saber qual a situação de determinada rodovia, antes de sair de casa.

 

 

– Fale trânsito

Por voz, o usuário podem consultar as informações de trânsito de ruas e estradas de diversas cidades. Basta falar em voz alta o nome ou partes do nome de determinada via que o app lê em voz alta as condições atuais de tráfego.

 

 

Fonte: CicloVivo.

Leave a Response