Banda larga ultrapassa 85 mi de pontos no Brasil

Fonte: Vinicius Aguiari, de INFO Online | Foto: Divulgação
Fonte: Vinicius Aguiari, de INFO Online | Foto: Divulgação

 

Banda larga ultrapassa 85 mi de pontos no Brasil

São Paulo – O Brasil registrou a marca de 85,5 mi de pontos de banda larga fixa e móvel no mês de outubro, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

De acordo com o levantamento, 29,6 milhões de novos pontos foram ativados nos últimos doze meses, o que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Telebrasil, o acesso à banda larga móvel cresceu 74%, atingindo a marca de 65,5 mi de pontos – 52,5 mi de smartphones e tablets e 13 mi de modens 3G.

O 3G avançou também em cobertura e hoje atinge 3 127 municípios, onde moram  87% da população do país.

Os acessos em banda larga fixa, por sua vez, somaram 20 milhões em outubro. Desse total, 1,7 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses.

 

Penetração ainda é baixa

Segundo números do Ibope Nielsen, o Brasil possui mais de 82,4 milhões de usuários de internet, levando em consideração todos os ambientes (casa, trabalho, lan houses, escolas etc.).

Segundo o IBGE, o Brasil possui cerca de 194 mi de habitantes – o que revela uma penetração da web de cerca de 42,4%.

Para fator de comparação, os Estados Unidos possuem cerca de 221 milhões de usuários de internet e população de 308,7 milhões de pessoas – penetração de cerca de 71%.

Segundo dados da consultoria Akamai, a velocidade média da banda larga fixa cresceu 50% nos últimos dois anos, chegando a 2,1 megabits por segundo (Mbps), no segundo semestre de 2012. Comparada com outros países, a banda larga nacional é considerada lenta.

Leave a Response