Como fazer ligações gratuitas pelo Facebook no Brasil

O recurso de ligações via Wi-Fi ou 3G/4G através do Facebook usando o app Messenger para iOS e já estava disponível desde janeiro em alguns países. Agora, está disponível no Brasil. Já apareceu aí no seu?
Não é preciso atualizar o app, basta ter a última versão (disponível na App Store e no Google Play). Para ver se o recurso está habilitado, clique em algum contato e depois no “i” do canto superior direito.
ligando-facebook-messenger-640x355
Se , aparecerá a opção de realizar a chamada, “Ligação gratuita”. Apenas clique e espere o contato atender. Há relatos, ainda não confirmados, de que a opção só surja para quem cadastro o  do  no perfil da  — quem não está apto ganha um botão cinza/inativo. Outra exigência é que o botão só aparece funcional se as duas pessoas tiverem a última versão do app.
Note que existe um monte de “se”, e para piorar o app não tem um filtro quefacilite a descoberta de quem está habilitado para conversar. O jeito é clicar de contato em contato e ver se a opção aparece ali. Nada conveniente, mas um esforço válido na hora de economizar com , ou falar com alguém que você não tenha o número.
Ultrapassadas essas barreiras, porém, a qualidade da ligação é boa. Nos rápidos testes que fizemos aqui, notamos um chiado no início, mas algo bem rápido e que, em seguida, some e dá lugar a vozes bastante claras e fáceis de compreender. Nos testes com o 3G da Vivo em Niterói (valeu, Felipe!) a qualidade se manteve, então nesse ponto (qualidade de voz) não há muito do que reclamar.
Eu, porém, pareço não estar dando muita sorte. Não sei se é alguma zica com minha  ou com o , mas 1) não consigo fazer chamadas, só receber; e 2) elas caem após ~30 segundos. Ou talvez seja algum problema com o Facebook. Testei com três pessoas e, com todas elas os mesmos sintomas se manifestaram. Pedi ao Felipe e outros amigos que verificassem se esse problema da queda após 30s se repetia, e com eles não aconteceu. O que foi que eu te fiz pra merecer isso, Zuck?
Via gizmodo

Leave a Response